Se você vai estudar na Argentina por um período superior a 90 dias, é necessário que saiba como regularizar a sua situação migratória no país e fazer o seu DNI e CUIL.
Vamos compartilhar algumas informações referente a emissão do DNI e CUIL para brasileiros na Argentina. Essas informações, correspondem apenas para o processo de emissão para brasileiros, caso você seja de outra nacionalidade, certamente o seu processo seja diferente, então recomendo que consulte com o Consulado do seu país.
Brasil e Argentina tem vários acordos por conta do Mercosul. Um brasileiro pode ingressar na Argentina com RG ou Passaporte, desde que o documento esteja atualizado e vigente.
Para saber se o seu documento está vigente, basta verificar a data de emissão do RG e de validade do Passaporte. O RG não pode ter mais de 10 anos de emissão e a foto deve ser atual. Os passaportes mais recentes também tem validade de 10 anos, mas é importante que você verifique a data de validade para se certificar.
Quando um brasileiro ingressa na Argentina, ele recebe o visto de turista que tem duração de 90 dias. Isso significa que ele só pode permanecer na Argentina por 90 dias, caso contrário, ficará ilegal no país.
O que é DNI e CUIL
O DNI é o documento de identidade argentino. Esse é o documento que você recebe quando regulariza a sua situação no país, é como se fosse o RG dos argentinos. Já o CUIL é a carteira de trabalho argentina, você necessita para trabalhar legalmente no país. Não é um livrinho como no Brasil, é apenas um número que estará presente no verso do seu DNI.
É obrigatório fazer o DNI e CUIL
As Universidades permitem que nós realizemos a sua inscrição mesmo sem o seu DNI porque entendem que você ainda não ingressou no país e que o tramite não pode ser feito antes disso, mas é dado um prazo para a entrega do documento, e caso você não entregue, a sua matrícula será cancelada.