Você está visualizando atualmente Qual método de ensino nas Universidades da Argentina?

Qual método de ensino nas Universidades da Argentina?

O método de ensino ultilizado na maioria das universidades é o PBL.

O que é a metodologia PBL?

PBL ou Problem-based learning, é uma prática pedagógica empregada em muitas escolas médicas. Enquanto existem muitas variantes da metodologia, a abordagem inclui a apresentação de um problema para um pequeno grupo, que iniciará uma discussão durante algumas sessões. Um facilitador, as vezes denominado tutor, dá suporte e orientação aos alunos.

A discussão é estruturada para permitir ao aluno criar modelos conceituais para explicar o problema apresentado no caso.

Ao passo que o aluno caminha para o limite de seus conhecimentos, ele identifica problemas de aprendizado, essencialmente questões não respondidas por seu conhecimento. Nos intervalos das sessões de discussão do grupo, ele deve pesquisar seus problemas de aprendizado e compartilhar seus achados no encontro seguinte.

O PBL não é algo novo. Foi usado pela primeira vez por volta de 1870, pela Escola de Direito de Harvard, com o objetivo de gerar compreensão mais ampla dos princípios das leis e foi introduzida nas escolas médicas em 1969, também nos EUA, provando ser uma estratégia com resultados inovadores e benefícios como:

  • maior motivação do aluno
  • incentivo a autoavaliação e senso crítico
  • investigação científica, unindo teoria e prática

Outro ponto fundamental é a transferência da responsabilidade do aprendizado do professor para o aluno, que sai da passividade para construção ativa do conhecimento.

Como os professores participam nesta metodologia?

De forma simples e direta, a participação é na forma de facilitador. De fato, a atuação do facilitador e a natureza do problema são pontos chave para o sucesso da implantação do PBL.

Note que o facilitador deve dar suporte ao invés de direcionar. Fazer questões para identificar os limites do conhecimento, incentivar a participação ativa de todos os membros do grupo e fornecer estruturas para construção de modelos de compreensão. 

O profundo conhecimento técnico do facilitador pode ajudar bastante, mas não é obrigatório. A compreensão aprofundada do assunto permite guiar as discussões do grupo de forma mais compreensível. Em contrapartida, gera um desafio maior de manter uma conduta não direcional. Problemas apresentados nos casos são construídos num nível de complexidade para necessária a aguçar o conhecimento existente e provocar integração e aplicação de novos conhecimentos. O uso de informação contextualizada nos casos permite torná-los mais reais para os estudantes e, portanto, mais facilmente assimilados.

Por que usar o PBL na medicina?

O PBL se tornou popular na educação médica após as mudanças curriculares que incorporaram estudos multidisciplinares ao invés das disciplinas específicas. 

Um exemplo disso é o estudo da bioquímica e sua relação com o corpo durante a solução de problemas apresentados nos casos clínicos. 

Essa abordagem gera relevância, encorajamento de aprendizado autodidata, aprendizado de alto nível e engajamento dos alunos a melhores resultados e mais profunda absorção de conhecimentos que aulas expositivas tradicionais. 

A grande vantagem do PBL é que informações básicas são aprendidas no mesmo contexto que serão usadas.

A aplicação de conceitos básicos de ciência a cenários clinicamente relevantes desempenha um papel poderoso não apenas na compreensão e sinergia de conceitos, mas também no desenvolvimento do conforto com a integração dos princípios básicos da ciência com a medicina clínica.

7 passos do PBL

  1.  leia o caso e esclareça termos difíceis
  2. liste os problemas
  3. discuta os problemas (brainstorming)
  4. resuma
  5. formule objetivos de aprendizado
  6. busque informações
  7. retorne ao caso e integre as informações à resolução dele.

Vantagens

  • Maior motivação do aluno
  • Incentivo a autoavaliação e senso crítico
  • Investigação científica, unindo teoria e prática
  • Desenvolvimento de retenção de conhecimento a longo termo
  • Melhoria do trabalho em equipe e habilidades interpessoais
  • Aplicação prática das habilidades
  • Desenvolvimento do raciocínio clínico

Deixe um comentário